Azitromicina – Indicações, Para que Serve, Efeitos Colaterais e Mais

Uma boa opção de tratamento na categoria de antibióticos é o azitromicina. Popularmente recomendado por profissionais de saúde, esse medicamento tem uma ação surpreendentemente eficaz. Veja abaixo todas as informações mais importantes e completas que você precisa saber sobre a azitromicina.

Mesmo um pouco mais antigo que a eritromicina – antibiótico que serviu de base para o desenvolvimento da azitromicina – o medicamento antes de ser usado (e claro, através das recomendações médicas) deve ser entendido.

Todos os remédios usados, mesmo se é antibiótico ou qualquer outro em dose única, podem causar alguma reação alérgica, por essas indicações e efeitos e ainda mais, pelo seu bem não faça o uso de remédios para tratamento de doenças sem consultar um médico previamente.

Para que serve a Azitromicina?

A azitromicina é um remédio que serve para o tratamento de diversas infecções, as indicações são:

  • Infecções respiratórias e de ouvidos como, por exemplo, em situações de sinusite, bronquite, faringite, amigdalite, pneumonia, rinite ou otite média (infecção do ouvido médio);
  • Infecções na pele;
  • Infecções nos tecidos moles como, por exemplo, em músculos, gordura ou tendões;
  • Infecções genitais, como uretrites;
  • Doenças sexualmente transmissíveis como, por exemplo, clamídia e gonorreia.

A Azitromicina combate as bactérias que são sensíveis ao medicamento, de modo que elas não produzam proteínas (esta é a forma como elas crescem e se reproduzem). Tomar Azitromicina é indicado se você está com alguma infecção e não apenas como o tratamento para um simples resfriado comum, principalmente se você se enquadra em um dos pacientes com insuficiência renal e em pacientes com exceção, leia mais abaixo.

A azitromicina di-hidratada é indicada para os casos citados acima. Ou seja, uma infecção com corrimento vaginal e não doença comum, gripe e outras.

Azitromicina 1

É muito recomendada a leitura da bula assim que estiver com o medicamento em mãos, afinal lá estarão todas as informações consideradas importantes sobre a azitromicina. Principalmente se ela está sendo aplicada em crianças, o tratamento de Azitromicina precisa ser feito com responsabilidade e priorizar também o bem estar de quem está em uso do remédio.

De todo modo, aqui você pode ler um resumo desses dados deste artigo e depois entrar em contato com o médico, solicitando onde comprar e se é seguro em casa situação.

Contraindicações da Azitromicina

A azitromicina é um medicamento contraindicado para pessoas que possuem histórico de reações alérgicas, assim como hipersensibilidade à azitromicina, eritromicina ou mesmo a outro antibiótico do tipo macrolídeo.

Se há alergia a algum dos componentes existentes na fórmula, deve-se evitar o uso da medicação. Ele pode causar reações alérgicas quando tomada uma dose fora do normal, prejudicando a saúde com Azitromicina em uma larga escala.

Além disso, a azitromicina não é aconselhável para mulheres grávidas ou lactantes – somente se houver um controle muito rígido do médico. Nesse caso ela é feita em dose diferenciada, é preciso cuidado nesse antibiótico de classe como a Azitromicina.

Posologia da Azitromicina

A azitromicina pode ser encontrada tanto em forma de comprimidos como suspensão oral (líquida), ainda, é possível tê-la em forma injetável.

Geralmente, esse medicamento é usado como tratamento para 3 dias, com doses de 500 mg por dia. Já para crianças deve-se levar em conta o peso.

Por isso somente um médico poderá indicar o modo correto de uso desse medicamento. Nesse caso, é preciso evitar tentar fazer o uso de remédios caseiros, muitas vezes pode causar vários malefícios, como por exemplo dor de estômago, infecções devido a piorar, dor de cabeça, uma vez que o medicamento não faz efeito.

Efeitos Colaterais da Azitromicina

Antes de citar as possíveis reações adversas da azitromicina, é importante ressaltar que essa medicação não afeta, em teoria, a eficácia do anticoncepcional. Isso quer dizer que, o uso da azitromicina é de poucos dias (é um tempo limitado), por isso somente em casos muito raros o anticoncepcional pode ter seu efeito comprometido.

Os efeitos colaterais da azitromicina que são caracterizados como comuns, são:

  • Náuseas,
  • Vômito,
  • Cólicas,
  • Diarreia.

É necessário que pessoas com problemas hepáticos devam ter cautela ao usar a azitromicina, pois pode acorrer alterações da função hepática, necrose hepática, insuficiência hepática, hepatite e outras complicações.

Ansiedade, agitação, sonolência, cansaço, tonturas e mal-estar são outras reações descritas.

Azitromicina 2Preço da Azitromicina

A azitromicina pode ser encontrada com preços variáveis por conta de diversos fatores. O principal é relacionado com os laboratórios responsáveis pela produção dessa medicação, outro fator também é relacionado ao estado.

Mesmo assim, uma média de preço da azitromicina está entre R$ 10,00 a R$ 40,00. Não há dúvidas que esse remédio pode ser encontrado por preços maiores.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (312 votes, average: 4,45 out of 5)
Loading...

14 Comments

  1. Cristiane
    • webgocontent
  2. Edicarlos
    • webgocontent
  3. Maria
    • webgocontent
  4. jhennifer alves
  5. José Siquice
    • webgocontent
  6. Deisi Bertinetti
    • webgocontent
  7. Ary luiz
    • webgocontent
  8. Sevene oliveira

Leave a Reply