Artroscopia: o que é esse procedimento? Como funciona? Contraindicações e mais

Conhecido como um procedimento cirúrgico com a intenção de olhar dentro de uma articulação, ele é feito por meio do uso de um equipamento conhecido como “artroscópio”.

Esse procedimento geralmente é feito para identificar, reparar e diagnosticar se há problemas de artrose no paciente, ele geralmente é feito no joelho, ombros e quadril. Leia mais sobre a Artroscopia aqui.

Artroscopia: como funciona?

Artroscopia como funciona esse procedimento

A Artroscopia é feita com um equipamento em forma de haste, geralmente com o tamanho de 10 centímetros em média, onde em sua extremidade há uma câmera.

O procedimento permite que além de se visualizar a articulação, também se tenha uma visão geral sobre os ligamentos da região, a cartilagem, os ossos e outras estruturas na região.

É preciso fazer uma leve incisão na pele, que é conhecida comumente como portal. Esse equipamento possui uma luz que guiará o caminho da haste, enquanto as imagens são vistas em um monitor de vídeo pelo médico.

Há a inserção de novos instrumentos cirúrgicos quando necessário por meio de outros portais, o procedimento não é tão doloroso quanto uma cirurgia comum e o tempo de recuperação é bem mais rápido.

Quando fazer uma Artroscopia?

Essa cirurgia só é indicada caso seja necessário reparar lesões intra articulares, geralmente para o tratamento de:

  • Lesões de meniscos, cartilagem e também ligamentos do joelho;
  • Reparar tendões e tratamento de instabilidade no ombro;
  • Impacto no quadril e tornozelo;
  • Biópsia de tecidos internos em articulações.

Ela também é muito usada como meio de diagnóstico, especialmente quando é preciso investigar melhor determinada lesão, ou acontecimento que não foi suficientemente visível por meio de exames tradicionais como o raio x, tomografia ou a ressonância magnética.

Contraindicações do procedimento

Procedimento é indicado para dores nas articulaçõesO procedimento não é realizado quando há infecção na pele ou ferida perto do local de inserção.

Também não é feito quando há distúrbio de sangramento grave, porém isso pode ser driblado por meio do uso de medicamentos anticoagulantes.

Preparação para a cirurgia

É preciso que você tenha alguns cuidados caso vá fazer a Artroscopia, como:

  • Informe ao seu médico caso você possua algum tipo de alergia;
  • Se você faz o uso de medicamentos regularmente;
  • Caso você tenha algum problema de saúde;
  • Se já enfrentou problemas vasculares;
  • Caso esteja grávida ou se há a possibilidade;
  • Se existe histórico de infecção na articulação que vai ser investigada.

O médico irá avaliar todos esses pontos importantes antes de realizar o procedimento efetivamente.

A cirurgia geralmente é feita por um médico ortopedista, quando o processo é feito na região inferior do corpo, é bem comum que o paciente faça o uso de muletas depois do procedimento. Na parte superior é necessário o uso de uma tipoia.

É necessário tirar todas as joias do corpo e fazer o uso da roupa hospitalar, o paciente fará o uso de um sedativo e também os pelos do local são raspados.

O procedimento geralmente não leva muito tempo, porém tudo isso varia de acordo com a situação da articulação: ele pode demorar 1 hora como apenas 15 minutos.

Recuperação

Geralmente não é necessário ficar internado depois do procedimento, porém isso vai variar de acordo com cada caso e cada articulação.

A recuperação do paciente é rápida porém deixa alguns hematomas no local da inserção, é preciso permanecer de repouso durante alguns dias. Alguns analgésicos devem ser usados em caso de dor e também fisioterapia em alguns casos.

É bem raro que aconteçam complicações da artroscopia, porém é necessário o acompanhamento médico sempre, principalmente caso:

  • Exista dor ou inchaço;
  • Sangramento no local da incisão;
  • Caso exista sensação de calor no local ou existência de pus no local;
  • Em caso de febre ou calafrio é necessário ir ao médico, isso pode significar infecção.

O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply