Ansiedade e transtornos – Faça o teste e aprenda como controlar

Considerado o “mal do século”, a ansiedade tem afetado a mente e o físico de pessoas de qualquer idade. A doença pode causar vários distúrbios que, quando em conjunto, geram nervosismo, medo, sensação de apreensão e preocupação além do normal.

É normal que as pessoas sintam ansiedade em momentos específicos, porém muitas têm isso de uma maneira mais frequente, intensa, patológica e que compromete gravemente a saúde emocional, refletindo, também, na física.

O que é a ansiedade?

Segundo especialistas, a ansiedade é composta de transtornos que incluem o medo constante, ansiedade em excesso, sensação de estar sendo perseguido e alguns comportamentos típicos.

O medo aparece em momentos em que há uma necessidade de fugir, lutar ou quando pensamentos de perigo estão iminentes e tomam conta da mente da pessoa. É nesse momento que os ataques de pânico acontecem, além da sensação de mal-estar e coração acelerado.

A ansiedade pode interferir diretamente na saúde física do corpo, gerando tensão muscular, sensação de medo de acontecimentos futuros,além do comportamento alerta a possíveis acontecimentos.

transtorno de ansiedade

Sintomas da ansiedade

Obviamente a ansiedade pode aparecer de maneiras diferentes no organismo, tudo isso vai variar de acordo com o corpo e com a reação de cada um. Porém, veja, abaixo, quais são os sintomas mais comuns de quem possui transtorno de ansiedade:

1 – Ver perigo em qualquer situação

Pessoas que têm ansiedade, geralmente, começam a ter a sensação de perigo iminente em qualquer situação, evitando, até mesmo, realizar atividades simples do dia a dia.

Essas são situações corriqueiras da rotina, como alguém que evita andar de avião por medo de um acidente aéreo ou alguém que não anda na rua por medo de assalto, entre outras coisas mais.

2 – Descontar na comida

Comum para quem enfrenta problemas psicológicos no geral,o ato de descontar na comida como se fosse uma solução é muito comum. Geralmente, essas pessoas ingerem uma grande quantidade de comida, porém não dão tempo para ela ser digerida, não sentem o gosto e, muito menos, apreciam os sabores e aromas.

Isso é um sinal de alerta, ainda mais pelo fato de quepode gerar uma compulsão alimentar bem pior.

3 – Problemas ao dormir

É comum que as pessoas que possuem ansiedade enfrentem a noite em claro, principalmente quando antecedem momentos importantes, como reuniões, encontros e eventos.

Isso acontece porque não conseguem se desligar dos acontecimentos do dia e ficam processando tudo o que fizeram e que ainda terão que fazer, sempre procurando soluções, o que afeta diretamente na qualidade do sono.

4 – Tensão muscular

Você sente-se cansado, sobrecarregado, com dores nas costas, ombros e na nuca? É bem comum essa sensação em quem sofre de ansiedade, sempre ter que lidar com o acúmulo dos problemas diários, o que acaba repercutindo de maneira física.

Segundo estudos, quanto maior a preocupação, há mais possibilidade de você enfrentar dores na região cervical.

ansiedade sintomas

5 – Preocupação em excesso

Se você sofre com ansiedade, é bem comum que fique pensando muito em determinados problemas, principalmente preocupando-se com coisas que ainda não aconteceram– e, em alguns casos, que nem vão acontecer.

Isso acaba interferindo diretamente na sua saúde física, causando problemas estomacais, prejudicando o sistema imunológico, gerando dores de cabeça e muito mais.

6 – Ataque de nervos

Você fica irritado por qualquer coisa, muda de humor rapidamente e sempre acha que não vai aguentar? Isso é o chamado ataque de nervos, principalmente se tem a sensação de que o seu coração vai explodir a qualquer momento.Esse é um dos sinais claros da ansiedade tomando conta do seu corpo.

7 – Ter medos irracionais

A pessoa que sofre diariamente com a ansiedade possui medos muito irracionais, desses que afetam ações do dia a dia e acabam interferindo em vários setores da vida.

Não se encontra explicações para os sentimentos que despertam esse tipo de medo, porém ele está lá, interferindo na relação com os demais, com amigos, no trabalho e outros.

8 – Estar sempre inquieto

Quem tem o transtorno de ansiedade, geralmente, tem também muita dificuldade de concentração, sente-se constantemente inquieto e está sempre cansado.

Em alguns casos, a angústia, o desespero e o medo de ficar parado também acontecem, atrapalhando a relação consigo mesmo e com quem tem que conviver com essas crises.

9 – Sintomas físicos

Diagnosticado em muitas pessoas, é bem comum sentir sintomas físicos quando a ansiedade está num nível mais avançado, incluindo:

  • Tremores físicos;
  • Cansaço e fadiga em excesso;
  • Sensação de falta de ar;
  • Coração acelerado e dores no peito;
  • Suor em excesso;
  • Mãos frias e suadouro;
  • Boca seca;
  • Tontura;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Desconforto no abdômen;
  • Ondas de calorão;
  • Calafrio;
  • Constantes idas ao banheiro, mais do que o normal;
  • Dificuldades para engolir;
  • Sensação de estar engasgado e muito mais.

Caso tenha sentido algum desses sintomas sem explicação, é muito provável que esteja passando por uma crise de ansiedade e ainda não tenha notado.É muito fácil confundir a ansiedade com outros tipos de transtorno, até mesmo com a depressão. Já falamos sobre como identificar se o que você sente é mesmo sintomas de ansiedade.

ansiedade como controlar

Como controlar e fazer tratamento para a ansiedade

Há várias maneiras que são usadas para conseguir controlar a ansiedade, as mais comuns são:

  1. Psicoterapia: tratamento feito em conjunto com um psicólogo, tudo por meio do diálogo;
  2. Atividade física: além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças do coração e controlar a obesidade, a atividade física ajuda a dar fim à insônia, melhorando a saúde mental, previnindo a depressão e, também, liberando endorfina – enzima responsável pelo bem estar.
  3. Meditação: já foi comprovado por especialistas que a meditação ajuda a aumentar a região do córtex pré-frontal esquerdo – área responsável pela felicidade. São necessário apenas 5 minutos diários com controle da respiração para começar a sentir os resultados.

Por fim, existem várias atitudes diárias que você pode tomar para trabalhar a sua ansiedade, porém primeiro é necessário procurar uma ajuda médica – somente ele poderá verificar se o seu problema é realmente ansiedade ou algo relacionado a ela.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply