Angiografia – O que é, para que serve, Como é feito e preço do exame

A angiografia ou arteriografia é um exame que tem como função verificar o estado de saúde dos vasos sanguíneos do paciente, especialmente artérias. Dependendo da doença da qual se está tentando fazer o diagnóstico, a angiografia pode ser feita em diferentes partes do corpo como coração, pulmão, cérebro, etc.

De modo geral, o médico só lança mão desse exame quando não foi possível diagnosticar o problema do paciente ou descartar sua existência por meio de um exame de natureza menos invasiva, como, por exemplo, a ressonância magnética.

angiografia para que serve

Quando é indicado a angiografia

A angiografia cerebral, por exemplo, permite diagnosticar males como aneurismas, tumor no, hemorragia e a existência de coágulos que podem provocar acidente vascular cerebral.

Já a cardíaca permite que sejam identificados, entre outros problemas, defeitos cardíacos congênitos e a presença coágulos. A angiografia ocular permite o diagnóstico de problemas como tumores nos olhos, presença de coágulos nos olhos e degeneração macular, ou seja, degeneração da mácula, região da retina responsável pela visão central.

Como é feita

O procedimento precisa ser feito por um angiologista ou médico geral.  Começa-se com a aplicação de anestesia no local do corpo do paciente onde será introduzido o cateter, um tubo fino através do qual será injetado um líquido de contraste rádio-opaco (ou seja, que não é atravessado por Raios-X), o qual facilitará a visualização dos vasos sanguíneos cujo estado de saúde deseja-se avaliar.

Após a injeção do líquido de contraste, várias radiografias são tiradas da região em questão por um aparelho de Raios-X especial chamado fluoroscópio. Como o líquido de contraste aparece de maneira destacada nas radiografias é possível seguir o trajeto dos vasos sanguíneos e verificar se há anormalidades.

O exame costuma demorar cerca de uma hora. Pode se fazer necessário dar ponto e cobrir com curativo o local por meio do qual se fez a introdução do cateter no corpo do paciente.

O paciente permanece acordado, geralmente deitado em uma maca, durante a realização do exame, mas é necessário que ele permaneça tão imóvel quanto possível. Às vezes, o médico aplica um medicamento no paciente para que este fique mais calmo, o que pode deixá-lo sonolento.

angiografia exame

Preparação

Devem ser seguidas rigorosamente as orientações do médico para a preparação para o exame. O médico deve ser informado sobre os medicamentos que o paciente está tomando.

Entre as exigências mais comuns para o período que antecede a realização da angiografia, está o jejum durante as últimas 8 horas antes do exame.

Em alguns casos, é recomendado ao paciente que, no período de dois a cinco dias que precede a realização da angiografia, seja suspenso o uso de alguns medicamentos, como anticoagulantes (por exemplo, lovenox e coumadin), e metformina, cuja interação com o líquido de contraste é negativa. É importante frisar, no entanto, que cabe ao médico e apenas a ele decidir se o uso de um medicamento interfere com a realização da angiografia.

Pacientes renais crônicos devem passar por diálise na véspera da realização da angiografia. Além disso, devido ao uso do líquido de contraste, o médico deve definir cuidados especiais para os pacientes que sofrem de disfunção renal.

Cuidados pós exame

angiografia como é feitaDeve-se prestar atenção às recomendações feitas pelo médico para o período que se segue à realização da angiografia. Cabe a ele, por exemplo, dizer se o paciente deve continuar nesse período com o consumo dos remédios habitualmente tomados por ele.

Comumente, recomenda-se que, nas primeiras 24 horas que se seguem à realização da angiografia, o paciente não realize atividade físicas e se conserve em repouso, para evitar sangramentos.

Riscos do procedimento

Problemas causados pela angiografia são razoavelmente raros, mas não é impossível que surjam. O risco mais comum associado à realização da angiografia é o de que o paciente sofra uma reação alérgica ao líquido de contraste usado no procedimento – entretanto, é normal que o médico tenha a seu alcance remédios preparados para tratar da reação alérgica, se ela acontecer.

Problemas renais, queda de pressão arterial e sangramento local podem ser provocados pelo líquido de contraste.

Preço

O preço cobrado para realização de uma angiografia depende de fatores como o local do corpo que será examinado e da clínica na qual o exame será realizado. Em média, o exame custa por volta de 4 mil reais.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply