Anemia – Descubra os sintomas, causas e tratamento

A anemia é uma doença altamente conhecida no mundo todo, principalmente por estar relacionada à má alimentação, pode ser apresentada em casos de hemorragia ou em caso de alguma doença genética ou auto imune.

Todos os anos, milhões de pessoas de todas as idades são acometidas pela doença que é de tratamento relativamente simples e indolor. Porém, para obter o diagnóstico da doença sempre é necessário que a pessoa vá a um médico e faça um exame de sangue ou qualquer outro exame prescrito pelo médico na hora da sua consulta.

Para saber mais sobre a anemia e seus principais sintomas, causas e tratamento, continue lendo!

Sintomas da Anemia

Os sintomas da anemia são amplamente conhecidos. Porém, para que você tenha um conhecimento um pouco maior da doença, leia a lista de possíveis sintomas logo abaixo:

  • Cansaço ou fadiga
  • Fraqueza
  • Mal estar
  • Tontura
  • Palidez
  • Falta de ar
  • Dor de cabeça
  • Pressão baixa, em alguns casos

Normalmente, os sintomas mais comuns são o cansaço, a fraqueza e o mal estar. Quase sempre, as pessoas que são acometidas de anemia apresentam cerca de três ou mais sintomas dos descritos anteriormente.

anemia

Causas

A anemia é uma doença que normalmente é causada pela má alimentação, pelo menos nos casos mais comuns.

Essa doença é caracterizada mundialmente com uma condição em que o individuo apresenta um conteúdo de hemoglobina abaixo do normal. Essa condição acontece normalmente por falta de nutrientes de importante atuação no nosso organismo.

A falta de ferro, vitamina B12, zinco e a falta de proteínas pode levar a anemia. Uma pessoa anêmica normalmente apresenta a falta de todos esses nutrientes e principalmente apresenta a falta de ferro no seu organismo.

Confira aqui várias informações importantes sobre a anemia apurados pela equipe de reportagem do programa Bem Estar:

Como saber se eu tenho anemia?

tudo sobre anemiaComo dito anteriormente, para um diagnostico certeiro a respeito da doença é importante que você vá a um médico. Normalmente, uma vez marcada a consulta e declarada a suspeita de anemia será prescrito um exame laboratorial ou um exame de sangue para realmente “detectar” a doença.

Essa é a única forma real para o diagnostico da doença.

É importante ressaltar, que várias outras doenças possuem sintomas semelhantes ao da anemia ( como palidez dos olhos e cansaço).Por essa razão se torna mais importante ainda uma consulta com um médico

Tratamento para anemia

O tratamento normalmente se dá com uma alimentação mais fortificada para o individuo que sofre dessa doença.

Em alguns casos, a prescrição de suplementos alimentares como multivitamínicos ou uma suplementação individual de ferro é indicada para uma melhora mais rápida.

Todavia, essa doença não apresenta riscos significativos desde que a pessoa passe a se alimentar corretamente. A anemia se for levada por muitos meses a fio pode gerar várias complicações para a sua saúde e em alguns casos pode levar a morte por inanição, um caso extremamente raro mas que pode acontecer.

Lembrando que, não só o ferro é um fator de “tratamento” para a doença, como uma ingestão de uma dieta equilibrada e presente de todas as vitaminas e minerais essenciais se faz importante. Principalmente por que na falta de qualquer um ou outro nutriente essencial o seu corpo dará a resposta com sintomas e provavelmente com o aparecimento de alguma condição médica.


O Conteúdo FOi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...